segunda-feira, 3 de maio de 2010

SIS 671 e Ubuntu 10.04 (Lucid) 32bit

Estou falando aqui do notebook First Line da Positivo Informática. Versão 32bit.

------------------------------------------------------------
Solução rápida:
2) instale o drive;
3) baixe a configuração xorg.conf;
4) copie esse arquivo na pasta /etc/X11 ;
5) reinicie o ambiente que tudo dará certo
-----------------------------------------------------------

Soluções com detalhes:

- Pequeno histórico:

Depois do sofrimento com o chipset da SIS nesse notebook (ver detalhes em Chipset sis 671 no-Ubuntu) aconteceu novamente!

Dei um upgrade nesse notebook, que estava com a versão do Ubuntu karmic (9.10), para começar os benefícios do Ubuntu 10.04 Lucid.

A infelicidade é que o velho e bom drive xorg-driver-sisimedia_0.9-1_i386.deb, não funciona pois o modulo esta compilado para as libs do xorg (ambiente gráfico) do 9.10 .

Bom, o notebook é da minha esposa. E sair da resolução de 1440x900 (16:9) que estava (9.10) para 800x600 (4:3) no Lucid (10.04) não seria uma boa justificativa de melhora. "Quem mandou mexer? Quero funcionando."

Como minha vida corria perigo, comecei a procurar a solução as 19h pela Internet, e só achei perguntas e mais perguntas de vários desesperados. Eu estava igual a eles, desesperado.

As 20h incorporei meta-fisicamente um hacker, por necessidades primitivas de sobrevivência, e comecei buscar nos salões cheios de aranha do meu cérebro como mexer em pacotes do rpm, deb e como compilar em C e modificar header libs  ".h".
Até como compilar drives de placas de rede com modificações de IRQ e Porta em arquivos .h para linux 1.0.x (tipo slackware/turbolinux) apareceram nas lembranças. Mas não precisaria de tanto (ou de pouco????).
Minha razão lógica queria acreditar que alguma alma boa já fez isso, e largou em algum lugar na Internet para o Ubuntu. Em vão... então acabei seguindo os instintos!

Primeiro busquei os fontes para  compilar, mas descobri que só compilavam com os fontes do Xorg 7.2 e de lá para cá mudaram vários nomes de chamada. Começou a dar trabalho renomear e analisar as partes que precisavam ser mexidas. Então antes de continuar mexendo nos fontes resolvi procurar por soluções em outras distribuições.

Lembrei que o Mandriva começou a pegar esse drive para mexer a partir da versão > 7.2 do xorg então depois de pesquisar vi era atual.

Vi data do pacote, inspecionei a versão do Xorg que estava sendo usado no Mandriva pacote 2010. Conclui que possivelmente funcione.

Com isso instalei os velhos e boms alien  e rpm , o primeiro converte pacotes rpm para deb (entre outras combinações) e o segundo é para mexer com pacotes rpm.

Já tinha visto que no pacote tinha apenas os modulos do Xorg (pela lista no rpmfind na internet), mas usei o rpm para ver novamente.

Converti e voilá! Tinha um pacote deb para instalar. Só faltava saber se o modulo estava com a "compilação  boa".

Instalei o pacote x11-driver-video-sisimedia_0.9.1-2.20091203_i386.deb, verifiquei novamente o arquivo xorg.conf existente -  lembrem-se que já tinha o xorg.conf configurado, pois eu deu um upgrade do 9.10 para o 10.04, se sua instalação é "zerada" esse arquivo não existirá na pasta /etc/X11/ e precisará ser criada, veja no começo desse artigo e baixe o xorg.conf ) - e reiniciei a máquina.

Pronto! Funcionou!

Só lembrando o xorg.conf é como abaixo:

Section "Device"
  Identifier  "Configured Video Device"
  Driver "sisimedia"
EndSection



Section "Monitor"
  Identifier "Configured Monitor"
EndSection


Section "Screen"
  Identifier "Default Screen"
  Monitor "Configured Monitor"
  Device "Configured Video Device"
EndSection





Relembrando:
 infelizmente o drive da Sis , no linux, não possui muito suporte do fabricante, além de não ter documentação nenhuma. Portanto, sempre que possível, evite os chipsets da Sis.
 Antigamente a diferença compensava a compra de chipsets da Sis, mesmo com qualidade menor, pois dava uns 200 a 300 reais de variação. Hoje essa diferença é de 10 a 20 reais (no máximo, em uma placa mãe, por exemplo) para uma placa com alguma qualidade mínima.

Referências:

Site do Mandriva


PS.: Não tenho certeza, mas TALVEZ esse drive funcione em 64-bit. Se não funcionar posso, a partir do src do rpm, descompilar em meu notebook, compilar e gerar um pacote .deb ; Só não terei como testar pois não possuo o maldito Chip (yupi!!!!) em 64-bit .

PS2.: Existe um post do Hugo Bastos em Diversosassuntosbrasil.Blogspot.com em que ele relata uma solução com sis 671 com 64-bits. As vezes sua adaptação da Sis671 não é do mesmo fabricante, que postei, então como o cara se esforçou tente o método e se funcionar divulgue agradecendo o cara! :)



Bem, é isso.

14 comentários :

Levy Mota disse...

ola meu amigo tenho um noot igual o seu, e usei a sua solução no 9.10 e fico muito bom,

agora estou tentando instalar o 10.04 ja tentei tudo que pude, e sempre quando chega na tela de idiomas, que mando instalar, quando aparece as opções de instalação a tela fica toda doida, e n consigo fazer a instalação, estou desisperado n sei o que eu faço, se puder me da uma luz, eu fico grato, abraço

Unknown disse...

Então, tem o modo mais fácil de fazer isso.
Use a instalação do ubuntu desktop, e não a versão alternatives.

Se precisar realmente do alternatives, então eu dou uma testada para que vc entre um modo de video para poder instalar.

Tâmisa Kinomoto disse...

oi
eu estou com o mesmo problema!!!....meu note é positivo, :s ,Z75, SiS M672, e to querendo muito instalar a nova versao...porem quando eu terminei a instalacao do U-10.04 32bit a tela ficou toda doida ...eu so vejo chuvisco roxo,laranja e preto...logicamente eu entrei em panico e tentei procurar a solução na net...e o mais proximo que eu achei foi o que vc escreveu !! :) voce acha que se eu fizer o que vc fez vai dar certo?.... quando eu instalo outras versoes mais antigas...7.04, 8.10...ele fica normal...so ta dando piti com as novas...naum sei mais o que fazer ... me ajuda, pleasee!!!!

Giorgio Grappa disse...

Muito obrigado! Grazia a voce, eu meu Fujitsu Siemens Esprimo Mobile v 5535 ficou todo bem!

(Disculpe, eu no falo portugues...)

Rodrigo Magalhães disse...

Então cara, eu instalei esse drive ae funcionou quase que uma beleza... + não conseigo habilitar os efeitos 3d... será q fiz algo errado?
desde já parabéns .... já ajudou o problema da resolução

Hélio disse...

Deixo aqui meu agradecimento e meu incentivo para que você continue a ajudar usuários do Ubuntu/Linux.

Meu Ubuntu é 10.04 LTS 32bits

Thiago Melo disse...

Ola fis tudo certo do jeito q esta no tutorial mais naohora q vou instalar o driver x11-driver-video-sisimedia_0.9.1-2.20091203_i386.deb
ele da um erro de conflito

dpkg: sobre .../xorg-driver-sis671_0.9.deb contendo xorg-driver-sis671: xserver-xorg-core conflita com xserver-xorg-video-5
xorg-driver-sis671 fornece xserver-xorg-video-5 e esta para ser instalado.
dpkg: erro processando /home/ubuntu/download/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb(--install):
pacotes conflitantes - não instalando xorg-driver-sis671
erros foram encontrados durante o processamento de :
home/ubuntu/download/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb

Oque devo faser nessa caso??

ah, eu ja tenho um arquivp xorg dentro da pasta X11.

aguardo.

Anônimo disse...

Olá pessoal!!!

acabei de sair do windows e instalei o ubuntu 10.04 no meu laptop, e infelizmente minha placa eh uma SIS tambem, ela tem aceleração 3D mais soh funciona no windows, desconheço de alguma distribuição linux que possuia suporte pra ela. Então eh claro, assistir um filme em tela cheia esqueça, pelo menos com essa placa neh, até mesmo youtube em tela cheia ele trava.

busco aprender bastante hj em dia com o linux e estou gostando bastante apesar de ter algumas dificuldades com drivers.

eu consegui resolver meu problema de resolução de tela com a ajuda do blog do nosso amigo aew, mais tambem procurei mais alternativas e encontrei aki http://julianosodeiro.wordpress.com/2010/04/25/23/

para resolver a “tv velha” Tâmisa abra o terminal e digite sem o $:
$sudo bash
após
$echo blacklist vga16fb > /etc/modprobe.d/blacklist-vga16fb.conf
e depois
$sudo update-initramfs -u

vai resolver, o driver sis não tem suporte para o fb do ubuntu 10.04, “incrusive” está até no blacklist, então esqueça você nunca vera o plymouth iniciar rsrs, pelo menos por enquanto.

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo tutorial que foi de muita ajuda.

Mas, não teria como deixar em 1280x800 ao invéz de 1440x900? Alguém pode me ajudar com isso?

Desde já, obrigado.

Theo disse...

OPA! Mais uma vez voltei ao seu blog para colocar esta placa de vídeo com ÓTIMO suporte pra funcionar :P

Meu laptop é um Positivo Z670. Seu driver funciona direitinho, mas fuçando um pouco mais na internet encontrei uma solução interessante (http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/06/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html) e com a possibilidade de habilitar alguma composição!

Como estou em 32bits foi só o que testei e fiquei bastante satisfeito! Ainda não testei, mas diz que da até pra usar a saída VGA!

Não fiz tudo exatamente como o cara escreveu, então foi assim:
- Baixei: driver para 32bits, sisctrl32.deb (painel de controle!), sis671_dri.so, xorg.conf com dri/glx ativados versão 2;
- Coloquei tudo nos seus lugares;
- Como o sisctrl é .deb bastou instalar (nao precisa mexer em permissões);
- Ativei a composição do metacity pelo gconf-editor mesmo (/apps/metacity/general/compositing_manager).

Tudo OK!

Nem tentei o compiz, o cara do blog disse q ele não reconhece. Mas lembrei que o compiz tem algumas placas em blacklist e talvez seja esse o caso... o problema é que não lembro onde fica esse arquivo pra checar.

Escrevi tudo isso pra pedir favores:
Tens como testar a saida VGA?
Lembras ou podes confirmar a parada do compiz?
Que tal empacotar tudo isso num .deb? (Já tentei e AINDA não sei fazer direito)

Valeu!

Anônimo disse...

Possui pouco suporte do fabricante??? Não possui suporte nenhum. Por isso que eu sempre espero sair o driver sis para poder atualizar o S.O

Unknown disse...

Thank you so very very much. Saved my day.

//Björn

Antonio Suárez Pozuelo disse...

Works like a charm.

(so sorry I can't speak portuguese)

Muito obrigado and best regards from Spain.

Magno Silvestre disse...

O meu tem o mesmo problema do Levy, coloco o CD entro como LIVE CD e a tela fica tremida, chuviscando, e fica por MUITO tempo até eu desistir
E desligar, tentei dois códigos; i951.modeset=1 e o init951.modeset=0 xforcevesa. Nenhum deu certo, fica sempre nessa tela de chuviscos,
Quero muito usar essa versão até lançar outra LTS. Grato!