domingo, 1 de novembro de 2009

Som no Notebook Firstline Positivo com Ubuntu 9.10

O som no notebook Firstline da Positivo Informática não funciona ao instalar o Ubuntu 9.10.


Solução passo à passo:
1) abrir o Sistema->Administração->Gerenciador de Pacotes Synaptic;
2) coloque sua senha de login;
3) na "busca rápida" colocar a palavra chave "sl-modem";
4) com o botão direito no sl-modem-daemon clique "Marcar para remoção completa";
5) clique no botão "Aplicar" e, na tela que abrirá, "aplicar" novamente;

6) não precisa reiniciar, pasta ajustar o volume na figura de som ao lado do relógio ou mesmo nas opções de som;
7) coloque tema de som, caso queira;



Solução explicativa:


O drive do modem trava  o dispositivo de som, pois os controlador pulseaudio não sabe controlar corretamente, então as soluções são:

- remover o controlador de modem, se você não usa o modem;
- ou usar  o pulseaudio que esta em desenvolvimento, seguindo as seguintes instruções:
 vá em Sistema -> Administrador -> Canais de Software, abra a aba "Outros Softwares" e adicione o seguinte caminho:
ppa:ubuntu-audio-dev/ppa


Saia, permita que recarregue os caminhos e atualize o pulseaudio. Essa versão do pulseaudio esta mais esperta e resistente a esses drivers problemáticos.


Não há uma previsão para que entre no Karmic (ubuntu 9.10) , mas já estará corrigido para a próxima versão , o Lucid (ubuntu 10.04)


Referências:


Acompanhe o bug 480318, ele é a referência sobre esse problema;
Também veja sobre o pulseaudio em ubuntu-audio-dev.
Outras dias sobre bugs do 9.10 : KarmicCaveats 





4 comentários :

Theo disse...

Tenho um laptop Positivo desses. Uma lástima. Como diz um amigo: "Laptop à prova de Linux!".

O problema do som é porque o "driver" do modem (sl-modem-daemon) "pega" o ALSA pra ele impossibilitando a saída de som.

A primeira solução foi um "sudo alsa force-reload", mas ter que fazer isso sempre q quiser ouvir alguma coisa é muito chato. Parti pra a solução que você postou.

Se você descobrir como usar a saída de vídeo, por favor, me avise. Continuo tentando! Voltar pro Vista não dá!

Unknown disse...

caraca! esqueci de postar a explicação detalhada!!! que tosco!:P

Obrigado por postar comentários.

o problema esta no udev "automático" do ubuntu 9.10. Como nos ubuntu 9.04 e anteriores o udev era menos esperto, mas ao mesmo tempo não dava problema. O drive do alsa é mais amigo e compartilha as conexão. Já o sl-modem é egoista e se ele pegar primeiro o resto não consegue pegar conexão.
Na verdade, mesmo que reinicie o sl-modem, depois de um tempo tocando com (do youtube, por exemplo, ou mp3) o drive de som "trava".

Vou ver como esta a situação no ubuntu dev sobre isso e posto assim que possível uma solução mais elegante.

Anônimo disse...

Cara, como? Como você pode dar uma dica tão valiosa como esta? Simplesmente maravilhosa! Eu também tenho um notebook Positivo, também a prova de Linux, que também veio com a bosta do Vista, modelo L53(Positivo Slim) e estava com o mesmo problema(desde que o Karmic Koala foi lançado).

Você consegue entender o tamanho de minha felicidade? Eu tenho uma música do Angra que fica no meu desktop para testar o som das minhas distros e não tava rolando.

A dica do sl-modem já me bastou.

Cara, valeu, valeu mesmo!!!!

Torrone disse...

SHOWWW!!!

resolveu o meu problema!


abraço!