segunda-feira, 2 de novembro de 2009

WebCam no Ubuntu 9.10

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização 12/12/2009: alguns programas antigos ficaram incompatíveis com as bibliotecas do v4l (vídeo for linux) atuais. O camorama, por exemplo, não tem mais manutenção e parou de funcionar com alguns drivers desde o ubuntu 8.10, principalmente com os chipset z-star em 64bits. 
Mas já existem outros programas que funcionam com a camera como o skype, amsn e o cheese
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa parte das câmeras usb funciona no Ubuntu.

Testei com uma câmera Neox, que possui o chipset  Z-Star.

A câmera funciona perfeitamente. Ela usa o drive gspca_zc3xx atualizado para o IDUSB 0ac8:307b, esse drive apareceu no Ubuntu 9.04 em diante. Nos anteriores só é possível com modificações nos módulos.

Qualquer que seja sua câmera, o drive equivalente irá criar um dispositivo chamado /dev/video0 , video1 e assim sucessivamente, de acordo com o número de câmeras conectadas.

Para tirar melhor proveito da câmera eu sugiro usar o programa chamado Cheese
que faz parte do Gnome e possui integração com o Nautilus, Flickr. O cheese é moderno e fácil de usar seguindo o mesmo estilo das aplicações feitas exclusivamente para o gnome.

Para instala-lo no ubuntu, use o novo "Central de Programas do Ubuntu" ou o tradicional Synaptic. Para os mais antigões pode-se abrir um xterm e usar o apt-get install cheese . hehe :)

É muito fácil de usar e permite tirar fotos e gravar um vídeo.

No meu caso só foi possível gravar em 320x200 ao invés de 640x480 pois a saida da placa de vídeo do meu notebook é muito lento.